LQOS English
   Busca:  
Página Principal Contato

 



Professor Dr. Luiz Carlos Dias

 

Prof. Dr. Luiz Carlos Dias
Prof. Dr. Luiz Carlos Dias

Universidade Estadual de Campinas

Instituto de Química


 Nível: Professor Associado - MS-5
 Livre docência em 1999
 Currículo Lattes
 Sala: D-365
 Telefone: +55-19-3521-3097
 FAX: +55-19-3521-3023
 E-mail: ldias @ iqm.unicamp.br
 Pesquisador 1B do CNPq

Luiz Carlos Dias nasceu em Balneário Camboríu - SC - Brasil. Graduou-se em Química (Licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Florianópolis - SC, em julho de 1988. Durante sua graduação trabalhou no laboratório dos Professores Faruk Nome Aguilera e Valdir Correa, do Departamento de Química da UFSC. Em agosto de 1988 mudou-se para Campinas onde iniciou seu mestrado, mudando de programa direto para o doutorado em 1990. Completou seu doutorado em dezembro de 1993 trabalhando com a química de alcalóides, sob a orientação do Prof. Ronaldo A. Pilli na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Em setembro de 1991 foi aprovado em processo de seleção para contratação de um docente para o quadro PE-III do Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da UNICAMP. Em junho de 1992 foi contratado como Professor Nível MS-1 no Departamento de Química Orgânica da UNICAMP. Em 1993 foi promovido para Professor Assistente Doutor (Nível MS-3). Realizou seu Pós-doutorado na Universidade de Harvard (1994-1995) no grupo do Professor David A. Evans onde trabalhou na síntese total da Altohyrtin C (Spongistatin C). Voltou ao Brasil no final de 1995 e iniciou a montagem de seu laboratório de pesquisas a partir de fevereiro de 1996. Em 1998, foi aprovado em concurso público e ingressou no quadro permanente de docentes da Unicamp. No final de 1999 foi promovido ao cargo de Professor Livre-Docente nível MS-4 através de Concurso Público e em janeiro de 2001 foi promovido para a função de Professor Associado Nível MS-5.

Nosso grupo de pesquisas é dedicado ao desenvolvimento de novas metodologias de controle acíclico em síntese assimétrica e suas aplicações na síntese de produtos naturais derivados de polipropionatos e poliacetatos com atividade farmacológica destacada. Um outra linha de pesquisas é o estudo dos elementos de controle que influenciam a estereoquímica em reações de adição de alilsilanos quirais a aldeídos e iminas quirais.

Estas metodologias estão sendo aplicadas na síntese assimétrica de uma variedade de produtos naturais com estruturas complexas, que possuem atividade farmacológica pronunciada. Rotas sintéticas curtas, eficientes e flexíveis para compostos importantes do ponto de vista farmacológico, como agentes imunossupressores, antibióticos macrolídeos (macrolactonas), agentes antitumorais, inibidores de HIV-1 protease, inibidores do vírus da herpes, neurotransmissores, reguladores do crescimento de plantas e toxinas de plantas e animais estão em andamento em nosso laboratório.

 

 

                            "Esta página não é uma publicação oficial da UNICAMP, seu conteúdo não foi examinado e/ou editado por esta instituição. A responsabilidade por seu conteúdo é exclusivamente do autor." (Norma CGI 02/99 de 09/06/99)